A seguir apresentamos texto constante da página da ACFOR, que é a Agência Reguladora dos Serviços Ambientais de Fortaleza, ressaltando que a situação no NE é um pouco diferenciada com relação ao Sul e especificamente, a SC.
"Os resíduos sólidos constituem hoje uma das grandes preocupações ambientais do mundo moderno. As sociedades de consumo avançam de forma a destruir os recursos naturais, e os bens, em geral, têm vida útil limitada, transformando-se cedo ou tarde em lixo, com cujas quantidades crescentes não se sabe o que fazer.
Os resíduos sólidos, líquidos ou gasosos são produtos inevitáveis dos processos econômico-sociais de que dependemos. Assim como no metabolismo dos seres vivos, nossas sociedades transformam insumos em bens, em serviços e em alguns subprodutos que precisamos eliminar.
Do ponto de vista sanitário e ambiental, a adoção de soluções inadequadas para o problema do lixo faz com que seus efeitos indesejáveis se agravem: o risco de contaminação do solo, do ar e da água, a proliferação de vetores, doenças e a catação. Com a maior concentração de pessoas nas cidades e o aumento da produção individual de lixo, os locais de tratamento e destinação final devem inspirar maiores cuidados, de modo a não tornar irreversíveis os danos ambientais daí decorrentes. Atualmente, a existência de lixões (vazadoures), locais onde são descarregados os resíduos sem quaisquer cuidados, representam uma grave ameaça à saúde pública e ao meio ambiente.
Tratamento e disposição final do lixo
O destino inevitável do lixo é um aterro. O que a comunidade através de seus governantes, deve decidir é que proporção do lixo vai ser aterrada e de que forma este aterro vai ser feito, visto que os impactos ambientais, sociais e econômicos da disposição final do lixo são extremamente sérios. Os locais de disposição descontrolada de lixo (lixões) são perigosos devido aos enormes problemas que causam:
•poluição do solo, do ar e da água;
•atração de vetores (insetos e roedores);
•risco de fogo, deslizamento e de explosões;
•espalhamento de lixo pelo vento e animais;
•atividades de catadores.
Apresentam-se aqui três das principais alternativas (aterro sanitário, incineração e compostagem) de disposição final dos resíduos sólidos. Há outras formas de dispor, citadas expeditamente, que no momento não são viáveis econômica e tecnicamente."
Fonte: ACFOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário