segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sexto dia da COP 16


Nesta segunda-feira os representantes catarinenses e técnicos da AGESAN estiveram conhecendo o sistema de esgotamento sanitário montado junto ao terceiro espaço construído especialmente para a COP16/CMP6, a Villa del Cambio Climatico. É um local destinado a ONGs e acampamento de ambientalista que fica próximo ao Centro de Cancún.

O responsável pelo projeto e pela empresa , Arquiteto Mauricio Gayol, acompanhou os Servidores Sílvio Rosa, Ari Vequi e Jatyr Borges e lhes mostrou como funciona o sistema, que não produz cheiro e um mínimo de resíduo sólido (menos de 10%). Depois foram ao escritório para detalhar o funcionamento e os custos de implantação e operação. A empresa AT - Techno Trade, que representa o Sistema Boss para o Caribe, tem interesse em se expandir para o restante do México, para a América Central e América do Sul.

Nos Stands da CONAGUA - Comission Nacional del Agua del Mexico, foram recepcionados por funcionários da Coordenação de Relações Institucional e trocaram informações sobre o funcionamento dos sistemas de outorga e controle de fornecimento de água potável e esgotamento sanitário dos dois paíeses e sua regulação.

Segundo os Mexicanos, seu sistema é controlado a nível federal, que permite e concede a licença de exploração e não há agências reguladoras. Como ocorria anteriormente no Brasil, as Concessionárias se "autoregulam". Os técnicos brasileiros foram presentaeados com exemplares da lei mexicana e materiais referentes ao tarifário daquele país. Combinaram um novo encontro quando mais material bibliográfico deve ser trocado.

Na sequência os técnicos se deslocaram para o Moon Palace para acompanhar as reuniões dos grupos de discussão sobre a Convenção e o Protocolo de Quioto.

Autor: Jatyr Fritsch Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário