quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Países deverão entrar em acordo climático na COP-16

Por Redação Pantanal News/Portal Educação
Na próxima semana, 29 de novembro, um dos temas de destaque para a 16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática (COP-16) será permitir a criação de novos instrumentos para combater o aquecimento do planeta. Países industrializados e em desenvolvimento deverão promover tratados para se comprometerem na redução de emissões na cidade de Cancún, no México.
Segundo Juan Rafael Elvira, secretário de Ambiente mexicano, a reunião buscará o compromisso dos países mais poluentes, e outros menos desenvolvidos. Quem liderará a política na reunião é Felipe Calderón, que em pronunciamento anterior disse que o encontro será a “oportunidade de adotar um pacote amplo de decisões na luta climática”.
Ainda não existe uma fórmula concreta para minimizar o impacto negativo dos desastres naturais aguçados pelo aquecimento global, mas para Felipe Calderón “há um amplo acordo sobre um marco institucional específico para apoiar as medidas nos países em desenvolvimento”. A grande discussão da cúpula será a mitigação, os cortes de dióxido de carbono (CO2) e outros gases causadores do efeito estufa.
Hoje a China junto com os EUA geram 50% das emissões de CO2 à atmosfera pela alta dependência de sua economia ao carvão. Um dos projetos é diminuir a temperatura na terra no século 21, mantendo abaixo de dois graus centígrados. Estão previstos, além disso, progressos em transferência de tecnologias limpas, uma área na qual a Índia está muito comprometida.
“Diante do fracasso da COP-15, ficou claro que o esforço para a redução das emissões de gases poluentes deve ser global, com postura e comprometimento de todas as nações, desenvolvidas ou não”, completa tutor do Portal Educação, biólogo Carlos Lehn.
Fonte: Portal PantanalNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário