sexta-feira, 9 de abril de 2010

IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO SUL - IV CPEASUL

IV COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO SUL - IV CPEASUL
ENCONTRO DA REDE SUL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - REASUL

O IV CPEASul é um evento regional, mas de abrangência nacional, organizado como parte das comemorações dos 10 anos do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação ? PPGE, da Univali, e terá como temática os ?Diálogos sobre sustentabilidade: desafios aos educadores frente às mudanças climáticas?.

As mesas dos Grupos de trabalho estão sendo organizadas em co-participação com os seguintes Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que atuam no campo educacional e ambiental:

- Fundação Universidade Federal de Rio Grande ? FURG;
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
- Pontífícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
- Universidade do Oeste Catarinense (UNOESC - Joaçaba)
- Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFS)
- Universidade Estadual de Ponta Grossa
- Universidade Estadual de Maringá (UEM)
- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ? UNIJUI- dentre outras dos três Estados do Sul.

O evento conta com o apoio da Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação ? CGEA ? MEC, GT de Educação Ambiental da ANPED, WWF Brasil, Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental ? REASul, Projeto Sala Verde: Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Sócio-Ambiental do Vale do Itajaí (SC), Projeto Piava

O IV CPEASul tem como objetivos:

Geral
·- Socializar o conhecimento e tecnologias educacionais inovadoras fortalecendo os vínculos cooperativos entre os pesquisadores em EA da região Sul e do país com professores da Educação Básica e Superior, gestores públicos da área de educação, meio ambiente, saúde e tecnologias, ambientalistas, educadores de redes, movimentos sociais, de economia solidária, e profissionais que atuam em empresas públicas e privadas ligadas ao campo socioambiental e educacional.

Específicos

- Discutir fundamentos teóricos, metodologias, tecnologias educacionais e inovações investigadas nos Grupos de Pesquisa das áreas de Educação, Ciências Sociais, Tecnologias e Meio Ambiente que atuam com a Educação Ambiental (EA) na região Sul socializando conhecimentos produzidos e abordagens inovadoras;

- Identificar as tendências e perspectivas da produção científica e das ações e projetos em Educação Ambiental das instituições de ensino, comunidades, empresas e terceiro setor na região Sul do país;

- Socializar a produção científica entre os pesquisadores em Educação Ambiental da região Sul e do país;

- Integrar os programas de Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior que atuam no campo socioambiental da região Sul e do país;

- Divulgar metodologias e inovações de programas de Educação Ambiental, responsabilidade socioambiental, de economia solidária, práticas promotoras de saúde nas comunidades e dos sistemas de educação e gestão ambiental de instituições públicas, privadas e empresas.

Metodologia

Os trabalhos no IV CPEASul estão organizados da seguinte forma:
1- Colóquio de Pesquisadores: apresentação de trabalhos de pesquisadores previamente convidados para os eixos temáticos do Colóquio;

Grupos de Trabalho
1- Fundamentos Epistemológicos e Filosóficos em Educação Ambiental ?-
2- Formação em Educação Ambiental
3- Educação Ambiental, sustentabilidade e mudanças climáticas
4- EA e gestão integrada e sustentável em bacias hidrográficas

2- Relatos de experiência: inscrição de resumos e exposição de pôsteres de projetos, programas e ações em Educação Ambiental selecionados pela Comissão Científica do IV CPEASul.

3- Reunião da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental ? REASul: Comissão de Gestão Participativa e instituições-elos.

4- Seminário de Avaliação do Projeto Piava: apresentação de trabalhos da equipe do Projeto Piava, que desenvolveu, de 2005 a 2010 intensas ações de fortalecimento da educação ambiental, de estímulo à gestão ambiental municipal e à recuperação das matas ciliares no âmbito da bacia hidrográfica do Itajaí. O seminário terá a duração de um dia, com uma sessão matutina e outra vespertina.

5- Programação cultural: Circuito Sala Verde - apresentação e discussão de vídeos socioambientais ? exposição, roda de conversas, mostra de economia solidária.
DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA - até 30/06/10
NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS
Todos os autores(as) e co-autores(as) do resumo e da exposição do pôster deverão, obrigatoriamente, estar inscritos no evento através do site www.univali.br/eventos
Cada pessoa inscrita poderá submeter a avaliação até dois trabalhos, um(a) como autor(a) e outro como co-autor(a.)
Os relatos encaminhados pelo Sistema de Submissão de Trabalhos serão avaliados pela COMISSÃO CIENTÍFICA quanto ao conteúdo, normalização e formatação.
Os resumos selecionados pela Comissão Científica serão incluídos nos Anais Eletrônicos do IV CPEASul.
Pelo menos um dos autores(as) ou co-autores(as) do projeto/programa/ação deverá estar presente para expor o poster (1m x 0.90m), ou exposição quando for o caso, no local, dia e horário informado pela Coordenação do evento.
Os pesquisadores dos GTs do Colóquio e demais membros da Comissão Científica participarão da avaliação dos trabalhos em exposição.
A relação dos resumos aprovados para apresentação de pôsteres será comunicada ao autor(a) principal pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição e divulgada no site do evento.

Observação: As despesas com o poster/material, locomoção e hospedagem ficam por conta dos participantes inscritos no evento.

Instruções para formatação dos resumos dos relatos
O resumo deverá ter no máximo TRÊS páginas, formatadas como segue:
a) O arquivo deve ser salvo em Word 2003 ou OpenOficce, com a extensão .doc ou .rtf;
b) papel tamanho A4;
c) margem superior e inferior com 3 cm;
d) margem esquerda e direita com 2,5 cm;
e) páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita);
f) fonte: Arial

OBSERVAÇÕES: O CORPO DO TEXTO DO RESUMO NÃO DEVERÁ CONTER FIGURAS, APÊNDICES OU ANEXOS. As figuras podem ser incluídas no pôster.

MODELO DE RESUMO

O TÍTULO DO ARTIGO DEVE SER CLARO E CONCISO (EM MAIÚSCULA - NÃO ULTRAPASSE TRÊS LINHAS. (Arial 14, Negrito e centralizado)
espaçamento simples
Nomes dos autores (Arial 10, em negrito e centralizado, com respectivos algarismos arábicos sobrescritos para remissões. Separar os autores por ponto e vírgula (Ex: STERZA, J. M.[1]; PEREIRA, J. B.2)
espaçamento simples
Órgão financiador: (se houver. Arial 10)
espaçamento simples
Linha Temática: (Informar a Linha temática na qual o trabalho está inscrito. Arial 10, alinhado à esquerda).
1. Fundamentos em Educação Ambiental
2. Formação em Educação Ambiental formal e não formal
3. EA em comunidades e movimentos sociais
4. EA e políticas públicas
OBSERVAÇÃO: OS DADOS ACIMA DEVEM SER OS MESMOS UTILIZADOS PARA A EDIÇÃO DO POSTER, NÃO SENDO PERMITIDA A ALTERAÇÃO DE AUTORES(AS).
espaçamento simples
Palavras chave: Inserir as palavras chave (Arial 10, alinhado à esquerda) separadas por vírgula (máximo de 3 palavras que não constem do título).
espaçamento simples
RESUMO (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo).
(Redigido em no máximo três páginas em parágrafo único, letra Arial 10, justificado, com espaçamento simples entre linhas, máximo de 2 páginas, português, ou espanhol).
INTRODUÇÃO (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo). (Texto em Arial 10, justificado, com espaçamento simples entre linhas). Breve introdução com a indicação de forma clara do tema, problema, objetivos do trabalho e relevância científica e/ou socioambiental, utilizando-se revisão de literatura se possível. MATERIAIS E MÉTODOS (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo) - texto em Arial 10, justificado, com espaçamento simples entre linhas). Apresentar a Metodologia, de forma objetiva, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Incluir a metodologia de estudo e/ou procedimentos de análise dos dados, destacando: Ação empreendida: o que, quando e onde se desenvolveram as ações; Equipe envolvida: quem; Público alvo (direto e indireto): com quem. RESULTADOS E DISCUSSÕES (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo)- texto em Arial 10, justificado. Apresentar os resultados alcançados (finais ou parciais, dependendo do momento em que se encontra a experiência); Perspectivas (continuidade, outros projetos, novas ações, fim de um ciclo de projeto.); Saberes apreendidos: relevância do processo, principais limitações, possibilidades verificadas e recomendações.

REFERÊNCIAS (Arial 11, alinhado à esquerda e Maiúsculo) ? texto em Arial 10. Incluir apenas as referências citadas no corpo do resumo. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas ? ABNT. Ver Caderno de Elaboração de Trabalhos Acadêmico-Científicos na página da Biblioteca Central da UNIVALI ? www.univali.br/biblioteca

Inscrições: www.univali.br/eventos
Prazo para submissão de resumos de relatos de experiência: 30/06/2010
Endereço para contato com a Comissão Organizadora
Universidade do Vale do Itajaí
Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico
Rua: Uruguai, 458 Bloco 29 - 4º piso Cep: 88302-202 - Itajaí - SC
Fone: (47) 3341-7576 ramal 8005 / fax (47) 3341-7822
www.univali.br/ppge ppge@univali.br ?
secretaria IV CPEASul - 4cpeasul@listas.univali.br
4cpeasul@listas.univali.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário