Em 2009, o planeta Terra “entrou no cheque especial” da natureza no dia 25 de setembro, quando a humanidade passou a consumir mais recursos do que o planeta pode oferecer este ano. O cálculo é da Global Footprint Network, instituição que aplica a ferramenta da “pegada ecológica”.
“É um simples caso de renda versus gasto”, explicou o presidente da instituição, Mathis Wackernagel. “Durante vários anos, nossa demanda sobre a natureza tem superado, por uma margem cada vez mais crescente, o orçamento do que a natureza pode produzir”, explicou.
As mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, a redução de florestas, o declínio da pesca, a erosão do solo são sinais claros de que a natureza está ficando sem crédito para continuar emprestando, alertou Wackernagel.
A primeira vez na história que a humanidade exigiu da Terra mais recursos do que ela poderia proporcionar foi em 1986. Desde então, por causa da crescente voracidade dos seres humanos, o “Earth Overshoot Day”, dia que marca a passagem para o “cheque especial” sobre a Terra, acontece mais cedo.
No início de 2000, o dia do crescimento além da oferta do planeta ocorreu em novembro. Nem mesmo a crise global, que teve início em setembro de 2008, foi capaz de recuar o quadro do consumo de recursos naturais, hoje na ordem de 40% maior do que o planeta é capaz de recompor.
A pegada ecológica, informa a Agência Envolverde, que divulgou o alerta da Global Footprint Network, é a medida que calcula a área produtiva necessária, de terra e de mar, para produzir tudo o que a humanidade consome – alimentos, roupa, energia – e também para absorver os resíduos que ela gera.
Na atualidade, e tomando a pegada ecológica como medida, cada habitante do planeta tem 2,1 hectares disponíveis em recursos naturais para atender suas necessidades. O sobreconsumo de recursos elevou a pegada ecológica para 2,7 hectares por habitante. O 0,6 hectare é o excedente que põe o planeta em risco e está distribuído de forma desigual entre os países.
Assim, enquanto a pegada ecológica dos Emirados Árabes Unidos é de 9,6, dos Estados Unidos de 9,4, e do Kuwait 8,9, a pegada ecológica da Índia é de 0,9, do Haiti 0,5, do Congo 0,5. A pegada ecológica do Brasil é de 2,4.
(Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário