terça-feira, 4 de agosto de 2009

Agenda Ambiental atualizada


Eventos de agosto de 2009

1) 3º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável

04 a 06 de agosto de 2009 – São Paulo/SP

Inovar, educar e agir na busca de soluções para superar os problemas sociais e ambientais, tendo a sustentabilidade como pilar central e norteador. Essa é a proposta do 3º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, o Sustentável 2009, que acontece entre os dias 4 e 6 de agosto, na capital paulista.
O palco dos debates e oficinas será o Teatro TUCA da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Durante os três dias do evento, representantes do poder público e do setor privado, líderes de ONG’S, profissionais da mídia e estudantes vão se reunir para discutir novos caminhos que estimulem as empresas a redesenhar as fronteiras de seus negócios com base nas ideias e práticas do desenvolvimento sustentável.
Também estarão em pauta a valorização da educação no processo de criação e a perenidade de uma cultura sustentável entre pessoas e organizações.
O Teatro Tuca fica na Rua Monte Alegre, 1.024, em Perdizes.
Maiores informações:
http://www.sustentavel.org.br/site/index.php



2) V Conferência de PCH – Mercado & Meio Ambiente

05 e 06 de agosto de 2009 – São Paulo/SP

V Conferência de PCH Mercado & Meio Ambiente, evento técnico - científico responsável pela discussão dos principais aspectos referentes às Pequenas Centrais Hidrelétricas. Desde aspectos legais e institucionais, tecnologias aplicáveis, meio ambiente e análises econômicas.
O evento reunirá os principais profissionais do setor, e representantes do governo, ONGs e setor privado.
Pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em Pequenas Centrais Hidrelétricas; poderão submeter trabalhos técnicos para a V Conferência de PCH Mercado & Meio Ambiente, segundo as instruções e diretrizes disponibilizadas no site:
http://www.conferenciadepch.com.br/
Contamos com a sua presença na V Conferência de PCH Mercado & Meio Ambiente.


3) I CONGRESSO DA ABEMA: O papel dos Estados na Política Ambiental Brasileira


12 a 14 de agosto de 2009 – São Paulo/SP

O I Congresso da ABEMA visa identificar o acúmulo dos estados nos principais temas daagenda ambiental, identificando as melhores práticas e projetos de excelência técnicaque possam ser replicados entre os OEMAs e com os outros entes federados, criandomecanismos para a sistematização e intercâmbio dessas experiências exitosas.
Visa ainda desenvolver uma estratégia de organização dos estados, que lhes permitauma atuação com maior visibilidade no cenário nacional e o fortalecimento político desuas opiniões.
Para apresentar o acúmulo e as experiências exitosas dos estados, ocorrerá paralelo aoCongresso a Feira de Boas Praticas dos OEMAs.
O Congresso tem como público alvo:
- Secretários de Estado
- Dirigentes
- Gestores de nível intermediário e técnicos dos órgãos estaduais de meio ambiente
- Convidados representando os setores atuantes na política ambiental brasileira.
Mais informações:
www.congressoabema.com.br

4) I FORUM INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA

17 A 19 de agosto de 2009 – Goiânia/GO

O evento irá discutir o sistema de integração ILPF, uma iniciativa pioneira no país com previsão de reunir mais de 1.000 produtores em torno das discussões acerca de uma produção de alimentos com preocupação ambiental e economicamente sustentável.
Entre alguns dos nomes de destaque no evento estão o patrono Alysson Paolinelli, ex ministro da Agricultura; Cesário Ramalho da Silva, Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB); Wilson Vaz de Araújo, Diretor do Departamento de Economia Agrícola (DEAGRI) do Ministério da Agricultura; Daniel Vargas, Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Roberto Rodrigues, Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/GV-Agro, ex-Ministro da Agricultura; entre outros, que construirão amplo e detalhado panorama sobre atuais meios de produção agrícola e soluções sustentáveis para o agronegócio.
O I Fórum Integração Lavoura – Pecuária – Floresta é uma iniciativa da Probiz e da Editora Lua em parceria com a Embrapa e apoio da Sociedade Rural Brasileira, Revista Terraviva, Canal Terraviva e Agência Safras & Mercados.
Mais informações pelo e-mail contato@probiz.com.br e telefone (11) 3755-0799.

2a) 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOENERGIA
18 a 21 de agosto de 2009 – Curitiba/PR
O 4º Congresso Internacional de Bioenergia tem o propósito de discutir sobre o aproveitamento racional dos resíduos das indústrias de base, fomentando a geração de biomassa e biocombustíveis, colocando frente a frente técnicos, especialistas, pesquisadores e empresários do Brasil e de outros países que utilizam esta tecnologia com sucesso, as quais podem ser naturalmente adequadas às diferentes regiões e padrões de projetos a nível nacional e até mesmo, internacional. Maiores informações:
http://www.eventobioenergia.com.br/
Evento Paralelo
Paralelo ao 4º Congresso Internacional de Bioenergia, a Organização do evento, apresenta uma Mostra de Produtos e Serviços relacionados à tecnologia na produção de energia alternativa. A BIO Tech Fair - 2ª Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel.

5) 2º SIMPOSIO BRASILEIRO DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

24 de agosto de 2009 - 07h30 até 19h30 - São Paulo/SP

Para discutir e apresentar formas de gestão e tecnologias inovadoras ao setor da construção civil, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) promove, no dia 24 de agosto, no WTC – São Paulo, o SBCS 09 - 2º Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável.
Com o tema ‘Gestão e Inovação para Sustentabilidade’, palestrantes nacionais e internacionais apresentarão a importância da construção civil nas mudanças climáticas, a necessidade de inovações e soluções em eficiência energética, a gestão na construção sustentável e dimensão social da sustentabilidade. O 2º Simpósio é patrocinado pela Braskem, IBS, Lwart e WWF.
As inscrições podem ser feitas pelo site
www.cbcs.org.br
6) V Fórum "Mudanças Climáticas e o Setor de Energia: Rumo a Copenhague"

25 de agosto de 2009

Objetivos:
· Contextualizar a influência da geração de energia nas Mudanças Climáticas, no Brasil e no Mundo
· Propor alternativas para conciliar geração de energia e a redução da emissão de gases de efeito estufa;
· Discutir caminhos para atingir as metas do Plano Nacional de Mudanças Climáticas a partir do debate entre especialistas, empresários, acadêmicos e autoridades do governo.
Mudanças climáticas e o Setor Elétrico Brasileiro são tema de fórum em Brasília
Evidências do aquecimento global estão no aumento das médias mundiais da temperatura do ar e dos oceanos, no degelo de picos nevados e geleiras e no aumento do nível médio mundial do nível do mar, atesta o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas sobre mudanças climáticas.
Os desafios vinculados à mudança climática, à segurança energética e ao uso eficiente dos recursos energéticos estarão entre os assuntos mais importantes a serem tratados na 15ª Conferência das Partes sobre Clima (COP-15), que será realizada em Copenhague em dezembro de 2009. A COP-15 é considerada a mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.
O papel de fontes complementares de energia, a freqüência de acionamento de usinas termelétricas, o preço da energia praticado nos leilões, o potencial de eficiência energética e a inserção de alternativas tecnológicas no seqüestro de carbono para o Brasil são alguns dos temas que estarão em pauta no V Fórum Instituto Acende Brasil “Mudanças Climáticas e o Setor de Energia: Rumo a Copenhague”, que acontecerá no dia 25 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A expectativa é que os ministérios do Meio Ambiente, Minas e Energia e Ciência e Tecnologia, junto com a comunidade científica, especialistas do setor de energia e organizações não governamentais, a partir de propostas do Instituto Acende Brasil, identifiquem as melhores práticas que garantam uma matriz elétrica brasileira com baixa emissão de carbono e, por conseqüência, um processo ambiental e economicamente sustentável para a implantação e operação das usinas que suportem o crescimento brasileiro.
“Copenhague ...não é o início de uma recessão, é um novo começo em direção a um desenvolvimento de baixo carbono, sustentável, robusto e gerador de empregos para todos os países do mundo” Jean-Louis Borloo, Ministro do Meio Ambiente da França.
A organização e promoção do evento são do Instituto Acende Brasil, entidade que desenvolve estudos voltados à promoção da transparência e da sustentabilidade no setor elétrico brasileiro.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília – DFInscrições gratuitas - Maiores informações:
www.acendebrasil.com.br


7) "Resguardando Nosso Futuro"

29 de agosto de 2009 – São Paulo/SP

“Pedagogia da Sustentabilidade como Formação do Cidadão do Futuro” é o tema da décima primeira edição do Resguardando Nosso Futuro, evento que será realizado pela Fundação Mokiti Okada no dia 29 de agosto, discutirá como a inclusão das questões ambientais nas instituições de ensino pode auxiliar na formação das gerações futuras e consequentemente na preservação ambiental.
O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Hermam Benjamin, o coordenador do Centro de Pesquisa Mokiti Okada, Fernando Augusto, a psicóloga e avaliadora do SINAES/MEC, Rita Cavalcanti são alguns dos palestrantes do seminário.
As evoluções das leis ambientais, o projeto de horta orgânica na Escola Estadual Paulino Esposo Nunes e o papel da educação na formação de novos indivíduos serão as questões abordadas pelos palestrantes durante o evento que acontecerá na sede da FMO, rua Morgado de Mateus, 77 – Vila Mariana – São Paulo.
As inscrições podem ser feitas no site
www.fmo.org.br/eventos/resguardandonossofuturo
Eventos de setembro de 2009

8) 2ª FEIRA INTERNACIONAL PARA INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS SOCIAMBIENTAIS

01 a 04 de agosto de 2009 – São Paulo/SP

Maiores Informações:
www.fibops.com.br


9) 1º SEMINÁRIO DE VIABILIDADE ECONÔMICA USINAS EÓLICAS


02 de setembro de 2009 das 09:00 até 17:40 - São Paulo/SP

Temas que serão discutidos no evento:. Dimensionar oportunidades de negócios e investimentos em Energia Eólica no Brasil;. Verificar aspectos técnicos e financeiros de um projeto eólico;. Acompanhar as inovações tecnológicas do setor;. Obter informações sobre o Leilão de Energia Eólica agendado para Novembro de 2009;. Conhecer os tipos de aplicações de sistemas eólicos, as vantagens de cada um, operação e manutenção dos mesmos;. Conhecer casos práticos;. Fazer networking com especialistas do setorInformações / Inscrições:
www.cajusustentavel.com.br
10) I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO

15 a 18 de setembro de 2009 - São Paulo/SP

No intuito de suprir a grande lacuna existente pela ausência de um evento internacional técnico-científico com enfoque especializado e exclusivo no meio ambiente subterrâneo, a ABAS tem o prazer organizar o I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo.
As águas subterrâneas correspondem a 97% de toda água doce para consumo humano e são o principal elemento presente no meio ambiente subterrâneo, pois apresentam mobilidade e levam consigo o resultado da forte interação com os outros meios (águas de recarga, solo e meio poroso ou fraturado por onde percolam).
A Gestão do meio ambiente subterrâneo, que inclui a proteção de solo e da água subterrânea e o controle da contaminação desses recursos ambientais ainda não possui no Brasil um fórum específico para a sua discussão. O Estado da Arte do conhecimento sobre este assunto ainda não efetuou uma discussão ampla sobre o uso sustentável dos recursos ambientais solo e água subterrânea e já existe a demanda do passivo ambiental de longo prazo, que é o mais importante dentro da valoração de uma empresa, sendo assunto de leis nacionais e internacionais. Técnicas de remediação e soluções inovadoras são importantes na investigação e eliminação desse passivo.
Venha se atualizar com o que há de melhor, pois a partir de agora, os profissionais que trabalham com o meio ambiente subterrâneo no Brasil passam a ter um ponto de encontro para, de forma ampla e integrada, trocar experiências, atualizar técnica e networking. Durante os quatro dias de evento, congregaremos representantes de universidades, legisladores, reguladores, consultores e prestadores de serviço em geral para mostrarem suas novidades, seus erros e acertos. É certa a participação de nomes consagrados do Brasil e do exterior.
Mais informações: http://www.abas.org/cimas/pt/index.php#

11) 11º CONFERÊNCIA ANUAL BIOECON

21 a 22 de setembro de 2009 - Veneza/Itália

Com o tema "Instrumentos Econômicos para Promover a Conservação e o Uso Sustentável da biodiversidade", a conferência é de interesse para pesquisadores, profissionais ambientais, organizações internacionais, políticos e quem mais se sentir envolvido com o trabalho de administração e conservação da biodiversidade.
A conferência será focada em identificar os mais efetivos instrumentos para a conservação de biodiversidade, como leilões de contratos de conservação de biodiversidade, taxas e permissões. Também estão sendo aceitos artigos sobre o tema, que devem ser enviados até o dia 20 de maio para o e-mail:
ughetta.molin@feem.it
Mais informações: http://www.bioecon.ucl.ac.uk/

12) 10º CONFERÊNCIA ANUAL SOBRE TAXAÇÃO AMBIENTAL

23 a 25 de setembro de 2009 – Lisboa/Portugal

Esta conferência terá como foco dois tópicos: Gerenciamento da Água e Mudanças Climáticas. Cobrindo um amplo espectro de questões relacionadas às políticas de taxação ambiental, o evento tratará das ligações entre os tópicos principais, ciência política, economia e legislação.
Mais informações:
http://www.gcet2009.com/alternativa/index.php/X/gcet


13) VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA

23 a 26 de setembro de 2009 - Búzios/RJ

Estão abertas as inscrições para o VIII Congresso Brasileiro de Bioética, promovido pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), em conjunto com a Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro (SBRio). O congresso, que está em sua VIII edição, será realizado na cidade de Búzios, Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 26 de Setembro de 2009, com o tema “Bioética, direitos e deveres humanos no mundo globalizado”.Voltado para profissionais de bioética e ética aplicada, profissionais de diferentes campos do conhecimento, estudantes, professores, gestores, ambientalistas e ONGs, governo e empresas, formadores de opinião e a sociedade em geral, o VIII Congresso Brasileiro de Bioética tem em sua programação cursos, encontros e palestras ministrados pelos mais conceituados nomes do meio acadêmico-científico provenientes de todo o Brasil, assim como da Argentina, Porto Rico, Japão, Noruega, México, Uruguai e Chile. A expectativa para esse ano é que haja mais de 1000 participantes inscritos, superando sua última edição realizada em São Paulo, onde o evento contou com cerca de 800 participantes. Confiram as temáticas e os palestrantes confirmados no site do congresso.A VIII edição do congresso, presidido pela Profª Dra. Marlene Braz, propõe ressaltar a questão da globalização como uma unidade complexa e problemática, discutindo os riscos e possíveis benefícios da tecnologização, assim como o crescente aumento dos direitos e deveres individuais, que podem contrapor-se ao bem comum, sendo fonte de conflitos e podendo estar relacionado ao incremento da violência e ao consumismo ecologicamente irresponsável.
Os riscos, provocados pelo desenvolvimento despreocupado com os limites planetários, têm levado os países a pensar o desenvolvimento sustentável, isto é, crescer até onde for razoavelmente possível, sem destruir. Na discussão sobre esta realidade complexa e conflitiva todos estão implicados, sejam indivíduos, empresas, governos, e a sociedade civil como um todo.

14) V CONGRESSO SOBRE PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS ZONAS COSTEIRA DOS PAISES DE EXPRESSÃO PORTUGUESA

30 de setembro a 02 de outubro de 2009 – Itajaí/SC

O V Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras dos países de Expressão Portuguesa irá reunir técnicos, gestores e pesquisadores para divulgar e debater as zonas costeiras. Para isso, serão realizados debates, mesas redondas e comunicações técnicas e científicas com a colaboração de oradores convidados e autores de comunicações livres.
Participarão deste Congresso países com uma dimensão quase continental, como é o caso do Brasil; os pequenos países, com características insulares como é o caso de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe e Timor Leste, assim como os países costeiros como Angola, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.
Mais informações:
http://www.coastgis.com.br/czcpp/

15) II SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL (ECOARQ)

30 de setembro a 02 de outubro de 2009 – Curitiba/PR

O II Seminário Brasileiro sobre Arquitetura Sustentável (ECOARQ) provém da necessidade de discutir de quais formas a arquitetura, o urbanismo, a engenharia civil, o paisagismo e o design de materiais e interiores podem colaborar com a minimização do impacto do homem sobre o meio-ambiente, o qual tornou-se insustentável, a ponto de nossas cidades tornarem-se, muitas vezes, locais sujeitos a tragédias climáticas, ao invés de ser nosso abrigo. Isso obriga toda a sociedade e todas as profissões a repensarem seus papéis. Este evento visa colaborar com este debate e com esta mudança geral de pensamento e atitude, disseminando informações atualizadas sobre o tema e mostrando casos de sucesso.
A escolha de CURITIBA como sede do Seminário tem um motivo específico: é praticamente a única capital brasileira e uma das poucas cidades do mundo que conseguiu implantar um sistema de planejamento urbano direcionado à sustentabilidade, tornando-se modelo para outras partes do mundo. Este Seminário é a segunda edição de evento, realizado primeiramente em novembro de 2008, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas, com conteúdo de alta qualidade e bastante abrangente dos pontos de vista ambiental, arquitetônico, urbanístico e paisagístico.O Seminário será realizado em três dias, sendo uma noite com palestra de abertura, um dia inteiro de palestras e o último dia dedicado aos minicursos.

Local: Curitiba - PR (Centro Universitário Curitiba)
www.unicuritiba.edu.br

Campus Milton Vianna Filho: Rua Chile,1.678 - Rebouças CEP: 80220-181 Tel.: 41 3213-8770

Eventos de outubro de 2009

16) INVENTÁRIO DE DASES DO EFEITO ESTUFA: sustentabilidade corporativa e pública

02 a 03 de outubro de 2009 – CETESB/São Paulo/SP
Objetivo: Adquirir conhecimentos necessários para subsidiar profissionais de organizaçõesprivadas e do setor público, para a elaboração de inventários de emissões de gases de efeitoestufa - GEE e medidas para implantação de políticas para a redução das emissões de GEE,baseado nas metodologias desenvolvidas pelo IPCC – Intergovernmental Panel of ClimateChange.
Programa:• Convenção do Clima (UNFCCC) e Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)
• Conceitos sobre estimativa de emissões de gases de efeito estufa
• Inventários Nacional, Estadual e Municipal de fontes de emissão de gás de efeito estufa
• Programa de inventário para corporações (empresas e instituições)
• Programa Brasileiro de GHG Protocolo
Metodologia: Aulas expositivas com projetor multimídia / Exercícios interativos (ilustrativos) /softwares específicos, dinâmica de grupo e apresentação de casos para debate.
Perfil dos participantes/Pré-requisitos: Profissionais de nível superior da área de gestãoambiental e meio ambiente de empresas públicas e privadas, prefeituras, organizaçõesgovernamentais, não governamentais que atuem no setor ambiental, pesquisadores,consultores e profissionais que busquem especialização no setor ambiental.
Número máximo de participantes: 50
Docentes: Especialistas do corpo técnico da CETESB e professores convidados
Horário: 8 às 18 horas
Carga Horária: 18 horas
Endereço: Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 - Prédio 6 - Alto de Pinheiros - São Paulo – SPValor do Investimento: R$ 439,00
Inscrições: 11 de setembro de 2009
Mais informações: http://www.cetesb.sp.gov.br/Servicos/cursos/temas.asp

17) 6º Congresso de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu

05 a 08 de outubro de 2009 – São Carlos/SP

Reunindo pesquisadores brasileiros, argentinos, bolivianos, chilenos, paraguaios e uruguaios, o 6º Congresso de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) será realizado entre 5 e 8 de outubro, em São Carlos (SP).
O objetivo do evento, que será sediado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é debater os desafios ambientais da atualidade, além de apresentar trabalhos técnico-científicos identificados com os três eixos do congresso: “Gestão e Tecnologia Ambiental”, “Sociedade e Ambiente” e “Biodiversidade”.As inscrições de trabalhos para apresentação poderão ser feitas até o dia 30 de junho. Para participação, as inscrições com desconto vão até o dia 30 de agosto.
Os congresso terá como atividades principais cinco palestras, quatro mesas-redondas, três sessões de apresentação de trabalhos em pôster e cinco sessões principais de apresentação de trabalhos na forma oral.
O evento tem apoio da Assessoria da Reitoria para Assuntos Internacionais (Arai), da Coordenadoria Especial para o Meio Ambiente (Cema) e do Núcleo de Informações Tecnológicas em Materiais (NIT-Materiais) da UFSCar.
Mais informações:
www.ambiente-augm.ufscar.br

18) IV SIMPÓSIO BRASIL-ALEMANHA - Desenvolvimento sustentável

05 a 10 de outubro de 2009 – UFPR/Curitiba/PR

O evento tem por finalidade:
a) Debater e avaliar, dos pontos de vista científico, sociopolítico e econômico as dificuldades e perspectivas da pesquisa e desenvolvimento na área de energias renováveis, no âmbito das relações entre Brasil e Alemanha, e para cada um desses Países.
b) Proporcionar à comunidade científica fórum de integração interdisciplinar acerca do tema do evento, bem como interfaces de aproximação ao Poder Público e à economia dos dois Países.
c) Propor contribuição relevante para o incremento da cooperação entre Brasil e Alemanha, mediante proposições da comunidade científica sobre políticas públicas e ações de integração entre a ciência, o Estado e a economia, em benefício do desenvolvimento socioeconômico sustentável.
d) Integrar pesquisadores em grupos de trabalho de áreas específicas, para que apresentem projetos e resultados em diversos âmbitos de cooperação e possam propor ações de incremento da pesquisa básica e aplicada na cooperação entre Brasil e Alemanha, para o avanço tecnológico nos dois Países e em suas áreas de influência regional.
e) Proporcionar a pesquisadores vinculados à cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha ocasião para expor resultados de pesquisa e atividades de ensino e extensão associadas, em diversas áreas.f) Conferir visibilidade aos projetos contemplados em programas institucionais de cooperação acadêmica entre Brasil e Alemanha.
g) Apresentar Curitiba e o Paraná como sedes promissoras de projetos de cooperação.

Mais informações:
http://www.symposium-curitiba.ufpr.br/index1.html
19) XIII CONGRESSO MUNDIAL DE FLORESTAS
18 a 23 de outubro de 2009 - Buenos Aires/Argentina

Estes encontros servem como um fórum para governos, universidades, sociedade civil e setor privado trocarem pontos de vista e experiências, formulando recomendações para serem implementadas a nível regional, nacional e global. O Congresso também apresenta um panorama sobre o estado atual das florestas e das atividades florestais.
Mais informações:
http://www.wfc2009.org/en/subseccion.asp?IdSeccion=93&IdSubseccion=43
20) III ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS
28 a 30 de outubro de 2009 – Recife/PE

Trata-se de um evento técnico-científico, promovido pela ANTAC (
www.antac.org.br) através do seu grupo de trabalho sobre Desenvolvimento Sustentável. As áreas temáticas do evento procuram abordar o conceito de "sustentabilidade do ambiente construído". A chamada para apresentação detrabalhos já foi iniciada.
O evento também promoverá um concurso de idéias de projetos para ambiente construído mais sustentável (BIENAL DE SUSTENTABILIDADE JOSÉ LUTZENBERGER), além de disponibilizar stands para empresas e outras organizações apresentarem seus empreendimentos mais sustentáveis.
Mais informações:
http://www.ufpe.br/elecs2009/

21) 5º Encontro Pesquisa em Educação Ambiental
De 30 de outubro a 02 de novembro de 2009.
O 5º Encontro Pesquisa em Educação Ambiental será realizado de 30 de outubro a 2 de novembro, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O prazo para envio de trabalhos termina em 19 de maio.
Entre os objetivos do evento estão discutir, analisar e divulgar trabalhos de pesquisa em educação ambiental e aprofundar discussões sobre a configuração do campo da pesquisa na área.
Estão previstos apresentação de trabalhos de pesquisa, conferências, mesas-redondas e grupos de discussão de pesquisa.
A organização é do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental da UFSCar, do grupo de pesquisa A Temática Ambiental e o Processo Educativo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador da Universidade de São Paulo.
Mais informações:
www.epea.tmp.br

Eventos de novembro de 2009

22) ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE A NATUREZA O2

09 a 15 de novembro de 2009 – Fortaleza/Ceará

Já na quarta edição, o Encontro Intercontinental sobre a natureza - O2 irá discutir o desenvolvimento sustentável a nível intercontinental, ressaltando as atuais condições, os estudos realizados e as ações a serem implementadas para o manejo geoecológico da natureza. Além disso, o evento pretende mobilizar a população em geral para a conscientização do interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da eco arte cultura e a convivência harmoniosa dos seres vivos em seu habitat. Entre as atividades previstas estão Feira de Tecnologia e Produção Limpa – PROECO, Rodada de Negócios Sustentáveis, Cursos, Conferências, Mesas Redondas, Apresentação de Casos, Oficinas de Educação Ambiental, Trabalho, Tribuna Livre da Natureza , Fórum de Líderes, Eco Arte Cultura, Livraria Ecológica, Ecoturismo e Esporte Natureza.
Mais informações e inscrições:
http://www.ihab.org.br/
23) 3º Simpósio sobre Recuperação de Áreas Degradadas
24 a 27 de novembro de 2009.
O 3º Simpósio sobre Recuperação de Áreas Degradadas, organizado pelo Instituto de Botânica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, ocorrerá entre os dias 24 e 27 de novembro, em São Paulo.
O evento abordará temas relacionados ao cenário atual das pesquisas científicas e políticas públicas para a recuperação de áreas degradadas e a legislação ambiental, envolvendo aspectos de restauração e conservação da biodiversidade.
Serão enfatizadas as abordagens e estudos de caso que privilegiem temas como “Conservação da biodiversidade”, “Ecologia” e “Manejo e recuperação de áreas degradadas”, além dos aspectos sociais envolvidos, como o das ações implementadas no Rodoanel Mário Covas – Trecho Sul.
O simpósio permitirá que os participantes confiram os principais reflexos das políticas públicas da Secretaria do Meio Ambiente, envolvendo as orientações para restauração de áreas degradadas.
Mais informações:
www.ibot.sp.gov.br

Eventos de dezembro de 2009

24) Conferência Internacional sobre Processo de Reciclagem no Ambiente Construído – Recycle 2009
02 a 04 de dezembro de 2009
Pesquisadores interessados em submeter resumos de trabalhos científicos para a Conferência Internacional sobre Processo de Reciclagem no Ambiente Construído (Recycle 2009) têm até o dia 31 de março para fazê-lo.
O evento, que será realizado de 2 a 4 de dezembro, em São Paulo, reunirá especialistas estrangeiros e brasileiros para discutir os desafios e as oportunidades no mercado de reciclagem, tanto de resíduos da construção civil como de indústrias de outros setores.
Os resumos de trabalhos, a serem enviados para
abstracts@recycle2009.org, devem estar enquadrados em temas como “Gerenciamento de resíduos, produção corresponsável e reciclagem no ambiente construído”, “Técnicas de processamento aplicadas à reciclagem”, “Desempenho e durabilidade de produtos recicláveis” e “Avaliação de impacto ambiental e análise de ciclo de vida”.
O evento é promovido pela União Internacional de Laboratórios e Especialistas em Materiais, Sistemas e Estruturas de Construção, Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
Mais informações:
www.recycle2009.org/index.html
25) 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL

15 a 18 de dezembro de 2009 – Brasília/DF

A ação humana sobre a natureza tem causado impactos cada vez mais graves sobre a saúde humana e os ecossistemas do planeta. Associada a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para conseqüências que já vivemos no presente: o esgotamento dos recursos naturais; os processos acelerados de desertificação; a intensificação de eventos climáticos extremos; a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação, transporte e segurança pública; poluição química de ambientes urbanos e rurais; e a emergência e reemergência de doenças.
Estes problemas são interdependentes, seus impactos vão além das fronteiras locais e seus efeitos são produzidos e sentidos pelas populações. A busca de soluções para este quadro diversificado requer a formulação e gestão de políticas públicas interdisciplinares, integradas, intersetoriais, participativas e territorializadas. Neste sentido, surge a 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental, a ser realizada em três etapas (municipais, estaduais e nacional), tendo como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.
A 1ª Conferência em Saúde Ambiental é uma iniciativa dos Conselhos Nacionais de Saúde, Cidades e Meio Ambiente atendendo às deliberações das Conferencias Nacional de Saúde (13ª), Cidades (3ª) e de Meio Ambiente (3ª). Instituída por meio de Decreto Presidencial, tem como lema: “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!“ e como tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”.
As etapas municipais serão realizadas até o dia 30 de agosto e as estaduais e do Distrito Federal até 30 de outubro. A etapa nacional da 1ª CNSA ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, de 15 a 18 de dezembro de 2009.
Este canal de comunicação visa disponibilizar informação atualizada de todo o material de interesse à organização e realização das Etapas Municipais (e ou Intermunicipais), Estaduais e do Distrito Federal e da Etapa Nacional da 1ª CNSA.
Maiores informações, favor entrar em contato: (61) 3213 8434 ou
cnsa@saude.gov.br .

26) COP15 – Conferência das Partes
07 a 18 de dezembro – Copenhague/Dinamarca
Em Copenhague na Dinamarca, a COP 15, será realizada entre os dias 7 a 18 de dezembro/2009, para um dos encontros mais importantes na história – a 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, são esperados representantes de cerca de 200 países. Sua realização é aguardada com expectativa e esperança por todos os que se preocupam com as mudanças climáticas e seus impactos no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário