Analista Técnico em Gestão de Desenvolvimento Sustentável. Consultor em Meio Ambiente e Energias Alternativas. Parceria com a Senso Consultoria e Representante da Brasil Ecológico Energia Solar para SC.
terça-feira, 5 de março de 2013
Alemanha anuncia a construção de 13 parques eólicos offshore
O Ministério Federal de Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha (BMVBS) anunciou, na última semana, o “Plano de Comércio Federal de Energia Costeira”. O projeto contempla a construção de 13 parques eólicos no Mar do Norte, que vão contribuir com a meta do país de gerar 25GW em energia renovável até 2030. As informações são das representações diplomáticas alemãs no Brasil.
A Lei de Energia Renovável (EEG) prevê que as eólicas passem a ser responsáveis por 30% da energia gerada na Alemanha até 2020. Nos últimos anos, o país vem levantando a bandeira das fontes renováveis, incluindo a solar, como um instrumento para a redução da emissão de CO2 no planeta, não só investindo por lá, bem como incentivando investimentos em outros países.
No Brasil, o banco de desenvolvimento alemão KFW Bankengruppe, instituição de fomento governamental, pretende expandir a atuação em projetos de energia renovável, especialmente no setor de solar. Um exemplo é o recente empréstimo de 10 milhões de euros, concedido à Cemig, dentro do projeto "Copa Solar 2014", para instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura do Estádio do Mineirão.
Fonte: Jornal da Energia
FNMA apoia organizações de catadores de materiais recicláveis
Recursos Federais
Prazo de envio de projeto é até 26 de abril
Como oportunidade de organização e capacitação, Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, voltadas diretamente às atividades de coleta seletiva, podem encaminhar propostas para receber recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA. O período de recebimento de propostas, aberto em 2 de janeiro, vai até 26 de abril. Os valores de repasse variam de R$ 100 mil a 300 mil.
Uma condição para recebimento da verba por cooperativas é que o Município já conte com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A linha temática de financiamento vem de encontro das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei 12.305/2010), a qual dá prioridade para a organização de cooperativas com a coleta seletiva solidária – aquela que inclui catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva.
Assinar:
Comentários (Atom)