O Painel seguinte tratou do Biogás, quanto ao potencial de geração, modelagem financeira da modalidade e tecnologias e foi apresentado pelos Srs. Iule Arruda, da Carbon Capital Markets; José Henrique Penido Monteiro, da CONLURB e Cícero Bley, da Itaipu Binacional. Por últimofoi apresentado o Painel do tema "Incineração: potencial de geração, modelagem financeira da modalidade e tecnologias, pelos Srs. Sérgio Guerreiro Ribeiro (WTERT) e Carlos Alberto Rodrigues da Silva (EMAE).
A VIEX Americas conseguiu realizar um evento de alto nível, cuja frequência e participação surpreendeu a todos e cujo programa abordou de forma muito satisfatória as demandas do Setor de RSU, ficando carente apenas um tratamento mais explícito e formal do Setor de Regulação. Neste sentido este blogueiro, representando a AGESAN - Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina se manifestou por escrito nos formulários de avaliação.
De toda sorte, as principais conclusões foram as de que os RSU vivem uma revolução nos conceitos de valorização econômica, com base nas restrições ambientais e mesmo pela concolidação de tecnologias e criação de outras, trazendo um cenário bastante promissor para investimentos. Para uma modelagem adequada faz-se mister alguns pré-requisitos, entre eles, a elaboração pelo Poder Concedente de seu Plano de Gerenciamento de Resíduos, a formatação de Consórcios Públicos Intermunicipais ou a assinatura de Convênios de Cooperação, a existência de Agência Reguladora e, certamente, projetos de viabilidade econômica.
Para isto, dois itens são fundamentais, a condição dos RSU (qualidade e quantidade) e a escolha da melhor tecnologia. Neste sentido, algumas há algumas opções no mercado, que passam por um arranjo multi-modal, iniciando pela coleta, tratamento e destinação final. Quanto ao tratamento, a produção de energia e a geração de créditos de carbono permitem uma equação muito interessante econômicamente. Em Goiás o projeto "Natureza Limpa" (www.naturezalimpa.com) e em Santa Catarina a REDSOL Energy (www.redsolenergy.com) são exemplos de boas opções oferecidas às administrações públicas, haja vista que em 2014 nenhum resíduo poderá mais ser disposto em aterros sanitários e, muito menos, em lixões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário