No último dia 11, em São Paulo, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinou convênio com o CEMPRE, que apresentou projeto para incentivar a coleta e reciclagem de eletroeletrônicos no Brasil. O objetivo é que as empresas do segmento e associadas à instituição produzam um relatório e se comprometam a criar locais para que os consumidores descartem seus bens depois de inutilizados. Para tanto, foi lançado hotsite para esclarecer tudo sobre o procedimento de logística reversa, ou seja, a devolução desses produtos em desuso para seus fabricantes, que se responsabilizam pela sua reciclagem e reúso.
A parceria do CEMPRE - que é mantido com contribuições de empresas privadas como Carrefour, Dell, HP, Intel, Johnson&Johnson, Pão de Açúcar, Philips, Wal-mart e Procter & Gamble - com o MMA declara explicitamente a importância de dar um fim responsável aos resíduos sólidos. A ministra deixou claro que este é o primeiro passo para uma junção da gestão ambiental pública e privada e que, por isso, todos devem participar igualmente, pois a reciclagem não é uma preocupação apenas dos ambientalistas. O presidente da Philips, Marcos Bicudo, enfatiza essa ideia dizendo que este também é um grande negócio para as empresas, citando o exemplo da Philips, que já arrecadou oito toneladas de lixo sólido desde que incorporou o projeto.
O movimento ainda está começando e tem quatro meses para trazer os primeiros resultados positivos e, assim, contribuir para promover o consumo sustentável. A ministra Izabella Teixeira e os deputados Arnaldo Jardim e Silvano Costa, presentes no encontro para dar suporte à iniciativa do programa, consideram que essa iniciativa está pronta para ser aprovada pelo Senado e se transformar em lei que irá regulamentar o trabalho. A intenção, portanto, é contribuir para acelerar a mudança de comportamento do consumidor e, consequentemente, expandir as parcerias com outras empresas de eletroeletrônicos. A logística também contribuirá para mensurar quanto lixo é gerado nas casas brasileiras e poderá traçar um panorama sobre a prática da reciclagem no país, assegurando o sucesso do movimento.
Fonte: Planeta Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário